Não importa a marca do seu computador. Ele ficará lento com o passar do tempo, dificultando a execução de tarefas. 

Esse problema pode surgir por vários motivos. Os mais comuns são: HD com pouco espaço de armazenamento, falta de memória, falta de limpeza no sistemas, programas rodando ao mesmo tempo, entre outros. 

Pensando nisso, resolvemos listar diversas dicas para que você aprenda como deixar o computador mais rápido. 

Continue lendo este artigo e descubra as melhores orientações para resolver o processo de lentidão no sistema. 

Como deixar o computador mais rápido? 

A partir de agora vamos apresentar as melhores dicas para deixar o computador mais rápido. 

Todas as orientações que separamos neste artigo podem ser aplicadas de forma prática e eficiente.

Conheça abaixo cada uma! 

1. Exclua programas que não são utilizados pelo usuário 

Um dos maiores erros que a maioria das pessoas comete é deixar instalado no computador diversos programas que não são utilizados e ocupam bastante espaço no sistema. Isso é muito ruim porque eles permanecem ligados a todo o momento e consomem a memória RAM do seu equipamento. 

Para evitar esse tipo de problema, recomendamos desinstalar os programas que não são utilizados com frequência. O processo é mais simples do que parece. 

Inicialmente você deve entrar no Painel de Controle. Em seguida, busque a opção que é denominada de ‘desinstalar um programa”. Depois, clique em ‘desinstalar/alterar’. A eliminação do arquivo é feita de forma automática pelo computador. 

Em alguns casos, o computador tem mais de um antivírus. Nessas situações, o mais indicado é desinstalar um dos programas e permanecer com a versão mais atual. 

2. Use o CCleaner

O CCleaner é um dos programas mais conhecidos quando o assunto é limpeza de Windows. Ele analisa todos os itens que não são mais utilizados pelo o usuário, além de limpar a lixeira e o histórico de navegação, caso seja solicitado. Ele executa diversas manutenções frequentes em sua máquina. 

3. Elimine os programas da inicialização do Windows

Outra dica bastante interessante para deixar o computador mais rápido é eliminar os programas da inicialização do Windows. Esse procedimento também impede que poucos programas fiquem ativos no momento em que o usuário está utilizando a máquina. 

Para apagar os programas, você deve clicar na barra de tarefas com o botão direito do mouse. Em seguida, selecione o gerenciador de tarefas. Por fim, abra a aba de inicializar. 

4. Armazene os dados na nuvem 

É impressionante o número de dados que armazenamos em nosso computador ao longo do dia, seja questões relacionadas ao trabalho, faculdade, rotinas pessoais e até fotos de eventos inesquecíveis. 

Foi-se o tempo em que era necessário deixar tudo guardado em nosso computador. Esse tipo de atitude deixa o sistema mais lento, dificultando a execução de qualquer tarefa. 

O mais recomendado é deixar os documentos armazenados em vários lugares. 

Você pode fazer o backup das informações de diversas formas: pendrive, cartão de memória e serviço de armazenamento em nuvem. 

Se você costuma viajar ou vai a muitas reuniões e leva o seu computador para vários lugares, é importante você conhecer as melhores ferramentas de segurança da informação para ajudá-lo a manter seus dados seguros.

Existem diversos serviços gratuitos de armazenamento na nuvem. Eles proporcionam ao usuário um armazenamento suficiente para anexar todos os arquivos importantes. Dentre os mais conhecidos, encontra-se: Google Drive, Microsoft OneDrive e Dropbox

  • Google Drive: o usuário só precisa ter um e-mail cadastrado no Google para acessar o Google Drive. Nele, você pode armazenar até 17GB em vários formatos, seja texto, planilhas e fotos. Outro ponto positivo é que a ferramenta tem um aplicativo para celular.  Ele permite sincronizar com algumas pastas internas, isto é: ao selecionar uma pasta, qualquer arquivo será encaminhado ao Google Drive de forma automática; 
  • Dropbox: O Dropbox é um dos serviços mais conhecidos do mundo quando o assunto é armazenamento na nuvem.  Você pode cadastrar no sistema com qualquer e-mail. Não é necessário ter uma conta no Google como ocorre com o Google Drive. Nos planos pagos, você pode aumentar a capacidade de armazenamento para 2TB ou 3TB. 
  • Microsoft OneDrive: o OneDrive já está instalado nas máquinas que atualizaram o computador para o Windows 10. Os planos gratuitos podem armazenar até 15GB. Além disso, você pode sincronizar a ferramenta com algumas pastas do computador para enviar arquivos automáticos.

Antes de escolher o melhor serviço de armazenamento na nuvem, você deve analisar com detalhe quais são os planos e os recursos de cada um. Dessa forma, tomará uma decisão mais assertiva. 

5. Feche as janelas da internet 

Geralmente, o browser de internet é um verdadeiro vilão para os usuários que reclamação da velocidade do computador, pois quanto mais janelas abertas, mais lento a máquina ficará durante o funcionamento. 

As janelas podem preencher a memória RAM do seu computador, especialmente se você for o usuário que tem o hábito de abrir diversas abas ao mesmo tempo. 

Em um primeiro momento, esse tipo de atitude pode parecer inofensiva. No entanto, ela ocupa parte da memória da sua máquina, gerando perda de velocidade. 

Se estiver enfrentando esse tipo de problema, recomendamos fechar algumas janelas. Em seguida, verifique se a velocidade aumentou. Uma simples mudança pode fazer uma grande diferença. 

6. Descanse a máquina 

O usuário de um computador não pode deixar a máquina ligada a todo o momento. O aparelho também precisa de descanso e isso deve ser respeitado. 

Se você não desligar o computador ou reiniciá-lo com frequência, ele poderá ter vários problemas com velocidade e até travar durante o funcionamento em virtude de algum erro. 

Portanto, desligue a sua máquina assim que o expediente terminar ou reinicie o aparelho antes de iniciar o seu jogo favorito. 

7. Recorra a solução de problemas

O recurso denominado de ‘solução de problemas’ não pode ser ignorado pelo usuário. Afinal, ele pode identificar gargalos que diminuem o desempenho do sistema. Além disso, ele busca otimizar a velocidade para aumentar a performance do aparelho. 

O melhor jeito de encontrar esse recurso é acessando o painel de controle. Depois, clique em sistema e segurança, encontrar e corrigir problemas, verificar problemas de desempenho e siga o passo a passo. 

Essas dicas que mencionamos acima sempre conseguem deixar o computador mais rápido. 

No entanto, se ele continuar com uma performance abaixo do esperado, você deve optar por uma ação mais assertiva.

Uma dica interessante é comprar mais memória RAM para o seu computador. Porém, você deve ter bastante cuidado antes de adquirir uma nova memória. 

Observe, por exemplo, quantos GB de RAM é necessário comprar, frequência e voltagem, formatos de RAM, latência, garantia e quantidade de pentes instalados. 

Além disso, você pode realizar a troca do seu HD convencional por um SSD. Veja no nosso artigo a diferença entre HD e SSD e como funcionam esses dois tipos de disco. 

Se estiver com dúvidas, procure um especialista no assunto para que ele ajude a tomar a melhor decisão. 

Um computador mais rápido é essencial para o desenvolvimento das novas atividades diárias, seja profissional ou pessoal. Então, siga as nossas dicas e melhore a velocidade da sua máquina. 

Se torne um Programador Profissional!

PHP Do Zero Ao Profissional

Esse é o curso mais completo do Brasil. Você vai aprender TUDO desde o mais básico até o mais avançado
Acessar o curso
100% Seguro

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!