Esse é um dos questionamentos mais comuns quando uma pessoa está buscando por armazenamento para o seu computador ou notebook. 

A dúvida é bastante pertinente, pois ambas unidades são parecidas. No entanto, elas têm algumas particulares que devem ser levadas em consideração pelo consumidor. 

Pensando nisso, vamos mostrar as principais informações sobre o HD e SSD neste artigo. 

  • O que é um HD e um SSD?
  • Qual a diferença entre HD e SSD?
  • Afinal, o que é melhor: HD ou SSD?

Continue lendo este artigo e aprenda como escolher um disco de armazenamento para o seu computador.

O que é um HD e um SSD? 

Antes de mostrar as diferenças entre HD e SSD, é importante que você conheça o conceito de cada um. Dessa forma, será mais fácil identificar as dessemelhanças que ocorrem entre os dois. 

O HD é o mais utilizado nos computadores. Ele é conhecido também como disco rígido. A abreviação é oriunda do termo em inglês Hard Disk Drive. Por causa disso, grande parte das pessoas costumam denominá-lo de HDD. 

A principal característica do HD é que a sua memória é não volátil, isto é: os dados não desaparecem da máquina quando o computador é desligado. 

Na prática, os discos rígidos têm uma estrutura semelhante a uma bandeja de metal, que tem revestimento magnético. Nela, são armazenados dados a ele designado e grava as informações como se fosse uma agulha. Já os discos onde é feita a gravação ficam girando. 

A nomenclatura do SSD é conhecido como Solid-State Drive (Unidade de Estado Sólido). O seu sistema não funciona com discos, mas sim com circuitos integrados.

Além disso, o interior do sistema não tem partes móveis. Isso é muito importante porque traz mais agilidade, silêncio e menos prejuízos se for comparado ao HD. 

A missão de um SSD é bastante semelhante ao HD. Ele também tem como objetivo armazenar dados, fazer inicialização do sistema, armazenamento de aplicativos, dados e arquivos pessoais. Porém, ele não utiliza um revestimento magnético. 

Os dados do SSD são retidos em chips que estão unidos a memória. Eles têm o poder de armazenar as informações mesmo quando a ausência de eletricidade. 

Grande parte dos SSDs têm os dados em células de memória flash. Para se ter uma ideia, elas também estão presentes em smartphones, tablets e computadores mais recentes. 

No entanto, existem algumas peças de SSD que guardam os dados em memória RAM ou no próprio semicondutor. 

Qual a diferença entre HD e SSD? 

O HD e o SSD são bastante semelhantes. No entanto, cada um tem as suas particularidades. Por causa disso, conseguimos identificar qual é o melhor para cada situação. 

Conheça abaixo as diferenças de cada um. 

SSDs 

Os SSDs não fazem barulhos, eles fazem a leitura e gravação das informações no mínimo com 10x mais velocidade que os discos rígidos, além disso, tem menos chances de danos físicos. Afinal, problemas só ocorrem em caso de eventuais quedas. 

As unidades de Estado Sólido dos SSDs esquentam com menos frequência, são acanhadas, menos pesadas e mais econômicas, pois gastam pouca energia. 

Alguns especialistas defendem a ideia de que que os SSDs podem ser considerados como a evolução dos HDs. 

Conheça abaixo algumas vantagens e desvantagens do SSD. 

Preço 

Sem dúvidas, o preço é um item essencial para analisar na hora de definir entre HD e o SSD. No entanto, nunca é demais lembrar sobre a importância de observar o custo x benefício entre as duas opções. 

Se você precisa melhorar a performance do seu notebook ou computador, observa que ele demora muito para inicializar, abrir programas e trava inclusive com navegadores de internet, recomendamos que você faça o investimento em um SSD.

Atualmente o preço de um SSD com armazenamento de 256GB se equivale a um HDD de 1TB. Por isso, é necessário avaliar se você precisa de mais espaço ou desempenho.

Para conferir bons preços para comprar, você pode acessar a Kabum e a Amazon. São excelentes

Desempenho e velocidade 

Nesta análise, o SSD tem mais vantagens se comparado ao HD. Ele abre programas e tarefas muito mais rapidamente.

Um disco rígido tem mais dificuldades para executar as mesmas tarefas que um SSD. 

Para se ter uma ideia, um SSD consegue melhorar diversas tarefas que um computador precisa executar como: ligar o aparelho e abrir aplicativos. As funções mais complexas também são resolvidas com facilidade. 

Tamanho 

A mobilidade também é um item muito importante, especialmente se você tem o hábito de viajar a trabalho. 

Os HDs têm pratos giratórios que ocupam espaços e impedem que ele seja menor do que o tamanho que já conhecemos no mercado. 

Os SSDs não tem limitações. Por causa disso, os fabricantes têm desenvolvidos aparelhos cada vez menores, além de aumentar a capacidade de armazenamento. 

Se você tem interesse em um aparelho mais fino e leve, o SSD é a melhor opção. No entanto, se essa característica não for importante para a sua rotina, o HD é a alternativa mais indicada. 

Afinal, o que é melhor: HD ou SSD? 

A escolha entre as duas opções depende do seu objetivo. 

Se você precisa de melhorar a performance do seu computador, recomendamos o SSD. Nele, você consegue abrir múltiplas aplicações, inicializar o sistema, abrir aplicativos tudo com uma velocidade muito maior. Isso se reflete em produtividade no dia a dia.

No entanto, se você precisa armazenar informações que pesam bastante como imagens e vídeos e geralmente ocupa um grande espaço do seu HDD atual, é provável que a melhor opção seja a combinação entre ele e o SSD. 

Atualmente uma opção não exclui a outra definitivamente.

Para ficar mais claro, você precisa considerar esses pontos:

– Meu computador atual é compatível com a combinação de HDD e SSD?

Se a resposta for positiva, então recomendamos instalar um SSD, colocar o seu sistema operacional e alguns programas mais utilizados. Além disso, você deve realizar o armazenamento de mídias no HDD.

– Possui apenas espaço para um disco?

Então, você precisa verificar qual o espaço médio você ocupa no seu disco atual e veja sua disponibilidade financeira para adquirir um SSD com esse espaço de armazenamento recomendado.

Quer mais exemplos? 

  • Armazenamento de várias mídias (vídeos, músicas e áudios), mas não quer fazer altos investimentos, o HD é a melhor opção; 
  • Para alta velocidade no sistema, o SSD é a alternativa mais indicada; 
  • O SSD é mais silencioso para gravar músicas, vídeos e outras mídias. 

Então, pode-se concluir que a escolha depende da sua necessidade de uso, disponibilidade física e financeira. Por isso, na hora de comprar um computador ou um notebook, lembre-se de tentar combinar e adquirir um equipamento com HDD + SSD.

Se torne um Programador Profissional!

PHP Do Zero Ao Profissional

Esse é o curso mais completo do Brasil. Você vai aprender TUDO desde o mais básico até o mais avançado
Acessar o curso
100% Seguro

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!