O serviço de criação de sites pode ser feito tanto por webdesigner, quanto por um desenvolvedor web, duas atuações que parecem a mesma coisa.

No entanto, se formos analisar de perto descobrimos que não é bem assim. Isso porque apesar de ambos poderem assumir esse tipo de projeto, cada um deles possui uma especialidade.

Ao longo deste artigo iremos analisar um pouco mais sobre o trabalho de cada um destes e a sua importância na criação de sites profissionais, confira.

Webdesigner vs. Desenvolver Web

Quem busca por um serviço de criação de sites, muitas vezes se depara com ambos esses profissionais que podem realizá-lo.

Mas, você sabe exatamente o que faz um webdesigner e um desenvolvedor web. A seguir, irei falar um pouco mais sobre cada um deles e suas funções relacionadas a esse serviço.

  • Webdesigner: esse profissional que é, hoje, bastante conhecido é o responsável pelo desenvolvimento estético de projetos. Ou seja, é a mente criativa por trás dos layouts, disposições, elementos e todo aspecto visual que compõe um site. Existindo assim, diferentes tipos de profissionais tal como o UX que se volta a experiência do usuário e é cada vez mais necessário. Isso porque, hoje, esses são aspectos importantíssimos para o ranqueamento nos grandes buscadores. Portanto, um profissional desses cria plataformas com design otimizado para navegações sejam elas convencionais ou mobile.

    Além dele, existem webdesigner gráfico e UI (interface do usuário), por exemplo. A função destes profissionais é a de criar sites agradáveis, personalizados e únicos, atendendo as necessidade do projeto de seu cliente. Sem deixar de lado, a importância de criar um ambiente amigável e atraente ao seu público-alvo;

  • Desenvolvedor web: conhecidos ainda como web developer, aqui estamos falando de um profissional que ao contrário do anterior, precisa se aprofundar mais na linguagem de programação. Isso porque sua atuação é muito mais técnica e lógica, exigindo deles uma visão objetiva e analítica. Aqui, sua função na criação de sites profissionais é a de construir uma estrutura alinhada ao projeto mais gráfico, aquele que o webdesigner costuma criar.

    Ou seja, ele não foca no visual de um site e sim, nos seus aspectos relacionados a configurações. Sendo chamado assim de desenvolvedor back-end. Mas, existem ainda o front-end que atua de forma mais semelhante ao webdesigner, já que ele foca na experiência do usuário, na questão da interatividade e outros aspectos visuais.

Qual a diferença entre ambos?

Podemos dizer, então, que a maior diferença entre os profissionais é que o primeiro possui um trabalho mais gráfico e artístico.

O que faz com que eles nem mesmo se aprofundem muito na linguagem de programação. Enquanto o segundo, precisa ter essa noção, pois, lida com aspectos mais complexos.

Tal como as configurações, códigos e dados envolvidos na construção de um site, que se mostram mais lógicos e técnicos.

Portanto, o mais adequado é investir em serviços que contem com a atuação de ambos os profissionais.

O serviço de criação de site para empresas, assim como para pessoas físicas requer experiência. Esses profissionais, estudam e tem experiência de anos de mercado.

Agência consolidadas no mercado oferecem ótimos serviços, assim como freelancers, mas existe também empresas que atuam no mercado há menos tempo que dispõem de um orçamento mais atraente, então, é preciso entender a necessidade e o capital para contratar o serviço ideal para você.

Uma vez que, um possui uma linguagem muito mais técnica e essencial a estrutura do site. Enquanto outro, se volta a questões visuais que geram:

  • Personalização;
  • Atração;
  • Harmonização.

Ainda possui alguma dúvida sobre este assunto? Deixe-a nos comentários para que possamos lhe ajudar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!