O investimento em segurança da informação é essencial para qualquer empresa. 

Ele previne prejuízos financeiros e de imagem; garante vantagem competitiva; proporciona a cultura da melhoria contínua, reduz as vulnerabilidades, melhora o gerenciamento de riscos, evita a perda de informações importantes,  entre outros. 

Pensando nisso, resolvemos listar neste artigo diversas ferramentas de segurança da informação que são essenciais para a sua empresa. 

Continue lendo este artigo e descubra como proteger a sua organização. 

Quais são as melhores ferramentas de segurança da informação? 

Existem diversas ferramentas de segurança da informação que não podem ser ignoradas pela sua empresa. 

A partir de agora, vamos listar as mais importantes, explicando as suas características e os efeitos para a sua organização. 

Vamos falar sobre o uso de firewall, softwares de monitoramento, sistemas de controle de acesso, protocolos de segurança e criptografia, backup inteligente, entre outros. 

Uso de firewall

Firewall Ajuda na Proteção de Dados

Uma empresa que busca pela eficiência e agilidade deve investir em conexões de rede com alto padrão de funcionamento. Isso é muito importante para garantir uma boa performance da tecnologia de computação na nuvem e da migração de diversas demandas para sistemas que dependem da integração com à web. 

Dessa forma, as empresas devem procurar técnicas e soluções que proporcionam a otimização contínua da sua infraestrutura. 

Pensando nisso, recomendamos o uso de firewall. Ele tem o poder de monitorar as conexões com o intuito de identificar possíveis ataques ou comprometimento da segurança de um usuário. 

Nesta ferramenta, o gestor consegue fazer bloqueios automáticos, trazendo mais confiança para a rede corporativa. 

Outro ponto positivo é que o firewall traz possibilidades de desenvolver o trabalho remoto, o que aumenta a produtividade dos colaboradores. 

Sistema de prevenção de intrusões (IPS)

O sistema de prevenção de intrusões (IPS) é utilizado para apoiar o firewall no combate contra as ameaças. 

Ele executa diversas atividades, entre as quais: controla o tráfego de rede e descobre atividades maliciosas, gera relatórios sobre essas atividades e tenta impedir as ameaças. 

O IPS é configurado para dar respostas de acordo com o nível da ameaça que influencia a rede, gerando pontos de estrangulamento ou eliminando as conexões de atividades suspeitas automaticamente. 

Softwares de monitoramento

Softwares de Monitoramento ajudam antecipar ataques de Hackers.

Os softwares e hardwares mais potentes do mercado também estão propensos a erros. Por isso, você deve fazer um monitoramento constante para prevenir quedas contínuas ou paralisações quando os usuários estiverem usando essas ferramentas. 

Os softwares de monitoramento de redes e infraestrutura são capazes de monitorar de forma contínua os serviços e sistemas digitais de uma organização, localizando as fragilidades das ferramentas. 

Ou seja: os softwares de monitoramento conseguem investigar se os sistemas têm malwares ou gargalos que prejudicam os processos da empresa. 

Outro ponto positivo é que os softwares de monitoramento traz mais economia de tempo para a equipe de TI, pois elas executam as correções com mais agilidade. Afinal, a tecnologia identifica uma falha específica com mais velocidade. 

A equipe de Ti é comunicada sobre os erros nos sistemas por meio de notificações de e-mail, dashboards ou notificações visuais pré-configuradas. 

O monitoramento dos sistemas pode ser feito de qualquer lugar, seja no trabalho ou de forma remota. Assim, se ocorrer algum erro fora do período do expediente, será mais fácil resolver antes que os colaboradores voltem ao trabalho. 

Treinamento de funcionários

Grande parte dos problemas que ocorrem com a segurança da informação na empresa é oriunda da interação dos usuários. Por isso, os gestores devem investir em treinamentos para que os colaboradores tenham mais cuidados com a utilização da tecnologia. 

Dentre os temas do treinamento, pode-se abordar: uso de senha mais elaboradoras; escolha por conexões HTTPs e evitar a conexão com unidades externas aos computadores corporativos. 

As plataformas de aprendizagem são ótimas ferramentas para promover o treinamento em sua empresa. Elas agrupam as informações em único ambiente e os colaboradores podem acessá-las a qualquer momento do dia. 

Sistemas de controle de acesso

Sistemas de Controle de Acesso contribuem para melhoria da segurança da informação, principalmente em ambientes de servidores e computadores.

Nunca é demais lembrar sobre a importância de implementar políticas que diminuir o acesso dos colaboradores aos recursos internos da empresa. Dessa forma, a organização garante que todas as pessoas se conectam aos seus sistemas com os dados corretos. 

O investimento em políticas e sistemas para administrar o acesso dos usuários é uma das melhores formas de melhorar a segurança das informações nas empresas. 

Assim, todos os usuários que conectarem aos sistemas da empresas têm acesso aos dados corretos e protegidos pelos programas. 

Os modos de autenticação são bastante usados nas organizações para garantir o controle de acesso na empresa. Nele, o usuário deve colocar um login para acessar o sistema. 

O acesso pode ser feito tanto por senhas como por identidade digital. 

Soluções Endpoint

O objetivo da segurança Endpoint é fazer a proteção da rede corporativa contra ataques e invasões. Nela, computadores, servidores e aparelhos móveis dos colaboradores estão mais seguros em relação às ameaças. As soluções Endpoint mostra ainda os perigos que esses problemas podem causar para a rede.

Protocolos de segurança e criptografia

A maior parte das empresas necessitam da internet para desenvolverem as tarefas da sua rotina. Por isso, indicamos o uso de criptografia e protocolos de segurança para impedir o acesso de pessoas não autorizadas aos dados internos. 

Backup inteligente

É impressionante o número de informações que são produzidas pelas empresas diariamente, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. 

Um backup inteligente previne a perda de dados e sua empresa tem um acesso mais fácil às informações, facilitando a produtividade da equipe. 

Essa deve ser uma preocupação de qualquer tipo de empresa, pois há diversos planos que geram relatórios completos e comunicam diariamente sobre o status do backup. 

As ferramentas de segurança da informação são fundamentais para que a sua empresa produza conteúdo com eficiência, produtividade e sem riscos de ataques. Todas as opções que mencionamos neste artigo são para pequenas, médias e grandes empresas. A implementação dessas alternativas são mais simples do que parece. 

O profissional de tecnologia da informação deve ter sede por conhecimento, pois novas ferramentas de segurança surgem a qualquer momento. Logo, você deve estar preparado para trazer um diferencial competitivo para o seu negócio. 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!