O que define o sucesso de uma empresa? 

Marcus Anthony Lemonis é um empresário bastante reconhecido no mercado e acredita que o sucesso de um negócio depende de pessoas, processos e produtos. 

Neste artigo, vamos apresentar mais detalhes sobre a carreira de Lemonis e porque esses três pilares são muito importantes para as empresas. 

Continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas. 

Quem é Marcus Lemonis? 

Antes de descobrir quais são os Os 3Ps de Marcus Lemonis, vamos conhecer quem é o autor dessa teoria? 

Marcus Lemonis sempre teve sua vida ligada à indústria automotiva. Isso porque o seu avô era fundador de duas das maiores empresas da Chevrolet nos Estados Unidos. 

No entanto, Marcos descobriu uma paixão por ciência política e se formou pela universidade de Marquette, em Milwaukee. 

A carreira de Lemonis é bastante curiosa. Em 1995, ele ainda se candidatou à câmara dos deputados da Flórida, pelo Partido Democrata. 

Marcus não foi eleito e manteve o seu foco para o mundo dos negócios.

A sua carreira teve início como colaborador na AutoNation. O empresário teve sucesso na área e chegou ao cargo de CEO da Holiday RV Superstores. 

Após esse período, Marcus virou empreendedor. Atualmente é presidente e CEO da Camping World e da Good Sam Enterprises. Ambas são direcionadas para a área de automóveis recreativos, entre os quais: motorhomes e trailers.

O empresário e filantropo também conquistou espaço na televisão com o programa “O Sócio”, que foi transmitido pelo canal History. 

O programa é essencial para qualquer empreendedor, pois ele mostra como o bilionário salvou empresas de pequeno e médio porte da crise. 

Na atração, Lemonis investe o seu dinheiro em negócios que têm bastante chances de sucesso, porém, estão com um cenário ruim. Geralmente, isso ocorre por problemas de gestão. 

O profissional sempre preza pela produção aliada a eficiência. Quando as situações fogem do controle, ele demite até presidentes fundadores. Depois, compartilha feedbacks sinceros para conseguir salvar as empresas. 

A reabilitação dos negócios é baseada em seu método de avaliação, que ficou conhecido como três Ps. Eles são representados por pessoas, processos e produtos. 

Pessoas, processos e produtos: conheça os 3Ps? 

Agora que você já sabe quem é Marcus Lemonis, vamos conhecer detalhadamente a técnica que ele desenvolveu e tem feito bastante sucesso no mundo dos negócios. 

Pessoas 

A primeira etapa dos três Ps é denominada de pessoas. Segundo Lemonis, esse é o item bastante importante para o sucesso de todas as empresas. 

O empresário defende a ideia de que para um negócio dar certo a empresa precisa ter profissionais qualificados e que estejam nas posições corretas. 

É fundamental deixar claro que o assunto ‘pessoas’ também se refere aos gestores. Eles devem ter atenção com as falhas morais e técnicas que são os principais fatores pelo falecimento das organizações. 

Você só conquistará os resultados em seu empresa quando reunir pessoas qualificadas, em locais de acordo com as suas competências e que têm os valores que são recomendados para o seu negócio. 

Os gestores devem ter cuidado com a escolha do seu time já na etapa do recrutamento. Eles devem deixar transparente quais são as competências mais indicadas para ocupar o cargo. 

Antes de iniciar um processo seletivo, pense em contratar somente pessoas que sabem executar o trabalho com eficiência e que estejam alinhadas com a cultura da empresa. 

O autor Marcus Lemonis lista algumas perguntas que você deve fazer para avaliar a qualidade das pessoas do seu negócio. 

  • Você tem pessoas suficientes para concluir o trabalho?
  • Você tem as pessoas certas nos lugares certos? 
  • Você é capaz de separar o pessoal da empresa?

Processos 

Marcus Lemonis também aborda sobre os processos que ocorrem nas empresas. 

Segundo o autor, eles devem ser claros, contínuos e eficientes. 

Nesta etapa, o empresário analisa se há como diminuir os custos e aumentar os lucros do negócio, além de verificar se há processos para todas as demandas.

Grande parte das organizações em que o empresário entrou como sócio foi identificado vários gargalos nos processos. Para piorar, algumas empresas nem tinham processos eficientes. 

Produto 

O último P de Marcus Lemonis está relacionado com o produto. Não adianta ter pessoas de qualidade e processos eficientes, sem ter um bom produto. 

Se o produto não for eficaz, nenhuma estratégia será capaz de fazer com que ele seja um sucesso no mercado. 

Por isso, você deve fazer uma análise completa sobre o poder do produto no mercado e os diferencias que ele tem em relação a concorrência. 

Um bom produto é aquele que atende as necessidades do consumidor. Então, você não pode seguir apenas a sua intuição. Deve-se conhecer o mercado para entender os impactos que ele pode trazer para o cliente. 

Como implementar os 3Ps na empresa? 

Existem algumas estratégias que ajudam a implementar os 3Ps na empresa. 

Treine a sua equipe 

O primeiro passo é qualificar os colaboradores da sua empresa. Os treinamentos são essenciais para melhorar a eficiência do seu negócio e a retenção de colaboradores. 

Você pode utilizar vários tipos de treinamento para qualificar a sua equipe. Dentre os mais comuns, encontra-se: gamificação, treinamento online, programas de mentoria, coaching empresarial, treinamentos interdisciplinares e desenvolvimento de protótipos. 

Documente, documente e documente! 

Os processos são considerados eficientes quando os colaboradores conhecem cada detalhe e a empresa sabe monitorar a qualidade de cada etapa. 

Sendo assim, recomendamos que você documente todos os processos para informá-los aos colaboradores que entrarem em sua empresa. Isso é muito importante, pois deixa a integração dos novos profissionais mais qualificadas e organizada. 

Após fazer a documentação, lembre-se de estabelecer as métricas mais adequadas para monitorar os resultados. Essa definição ajuda a descobrir quais são os pontos negativos e positivos do negócio. 

Promova a inovação na empresa 

Os processos bem definidos e as pessoas certas em cada posição são um excelente ambiente para promover a inovação em sua empresa. 

Por isso, crie um espaço que facilite a inovação em seu negócio. Os colaboradores devem ter autonomia para executar as atividades e propor novas soluções. 

As pessoas, processos e produtos são de responsabilidade do gestor da empresa. Para conseguir sucesso em todas as áreas, ele deve conhecer o seu negócio, ter uma visão completa da empresa e sistêmica das atividades da empresa.

Dessa forma, você saberá quem contratar para o seu time, quando iniciar um processo seletivo e como conduzir um processo para garantir ótimos resultados. 

Por isso, um líder deve ter bastante curiosidade, escutar as pessoas, conhecer os seus clientes e o seu mercado. A junção desses fatores é fundamental para o seu sucesso. 

Veja também: Como ser um Programador de Sucesso

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!